Considerado um dos mais importantes recursos na produção rural, o seguro agrícola protege o produtor contra possíveis perdas causadas por eventos da natureza.
Todo produtor rural sabe da dificuldade que é gerenciar a produção no campo, e que muitos fatores podem colaborar contra uma boa colheita. Para se prevenir de alguns imprevistos é que existe o seguro agrícola. Essa modalidade de seguro pretende garantir a segurança em casos de possíveis prejuízos que possam afetar a lavoura.
Essa modalidade de seguro é bastante ampla, e não se restringe apenas a lavoura. É possível contratar o seguro agrícola para o setor pecuários e também para o patrimônio do produtor rural.
Contratar um seguro deste porte garante a proteção dos investimentos realizados nas lavouras, indenizações decorrentes dos eventos previstos na apólice, além de ressarcir os bens listados no contrato do seguro.
Estas proteções, por exemplo, garantes indenização decorrente de secas, tempestades elétricas, perdas devido a temperaturas extremamente baixas, como nas geadas, vendavais, dentre muito outros. O objetivo do seguro agrícola é diminuir o impacto financeiro que o produtor rural tem com esses imprevistos.
O que é o Seguro Rural?
É um seguro destinado aos produtores rurais para minimizar os impactos negativos na sua lavoura, ou pecuária, em decorrência de fenômenos da natureza. Apesar do nome, ele também engloba a pecuária e o patrimônio do produtor rural. A finalidade desse tipo de seguro rural é proporcionar a recuperação dos investimentos.
O melhor momento para contratar o seguro rural é antes da exposição da lavoura. Contudo, é possível fazer o acordo em quaisquer etapas do plantio, ficando sempre sujeito à vistoria do item que se destina a contratação do seguro. A recomendação é que se contrate antes do início do ciclo produtivo, pois assim a cobertura consegue garantir melhor proteção dos investimentos.
No meio agrícola tudo tem um alto custo, portanto, os investimentos sempre são enormes. Assim, o produtor rural deve buscar meios de conseguir melhorar sua produção e com um custo melhor, além de, se resguardar em caso de perdas eventuais. Não há necessidade de correr riscos e ter que correr atrás do prejuízo depois. Com o seguro rural o produtor pode ficar tranquilo.
Coberturas do Seguro Agrícola
As coberturas da apólice do seguro rural vão variar bastante, dependendo do produto que está sendo produzido, e também, da região onde se encontra o plantio. Esse seguro se adapta facilmente para diferentes tipos de culturas, como pomares, grãos, hortaliças, e até englobando o maquinário, como mencionado anteriormente.
Confira as coberturas mais comuns disponíveis no seguro agrícola.
Para grãos, temos a cobertura de danos à área das folhas das plantas e também a redução da população das mesmas Cenário muito comum quando há chuvas de granizo, ocasionando perda de produção e qualidade, prejudicando a entrega contratada.
As hortaliças também podem ser protegidas com uma apólice especial, garantindo indenizações no caso de eventos comuns como geadas, excesso de chuvas e granizo.
Além da produção, o seguro rural também cobre prejuízos à propriedade em casos de roubo, furto. Há ainda a cobertura de seguro de vida para acidentes pessoais. O maquinário, tão importante nesse ramo, também tem sua proteção. Pode ser coberto por perdas, furto, vidro quebrado, panes elétricas, dentre outros.
Vale lembrar que as coberturas podem variar, dependendo da seguradora. Por isso, converse abertamente com seu corretor de seguros em Rio Preto e exponha todos os casos em que necessita que o seguro seja útil. Como não é possível prever tudo, isso mostra a importância da contratação de um ótimo corretor, que tem o papel de auxiliar o segurado com os detalhes.
Outros Seguros: RC Profissional para Advogados
Os advogados também fazem parte de uma profissão que vem registrando um número crescente de ações judiciais por supostos erros. A perda substancial de tempo em um processo judicial ou o não comparecimento à audiência por qualquer circunstância inesperada é uma das circunstâncias que podem causar danos ao réu e, portanto, torná-lo responsável pelo advogado que o auxiliou no caso.
Dado o número de clientes que os escritórios de advocacia e os próprios advogados têm, pode haver erros não intencionais como os listados acima. A contratação do Seguro de Responsabilidade Civil Profissional é fundamental para que o profissional se sinta seguro e consiga manter a calma, sem ver ameaças aos seus recursos por eventuais indenizações que venha a ter de pagar.
As Partes do Seguro
O segurado é quem receberá a prestação de serviços pela companhia de seguros contratada. Para isso, o segurado fica encarregado de pagar uma obrigação pecuniária denominado prêmio, a fim de salvaguardar seu interesse legítimo.
Esse prêmio é, na verdade, o valor devido e pago pelo segurado, e não um bônus pago pela seguradora, para que o segurado tenha o direito de receber os serviços e/ou o valor da indenização do seguro.
A seguradora em Rio Preto, por sua vez, é uma empresa na forma de sociedade anônima, e sua especialidade é a de assumir riscos. Sua função é pagar ao contratante, que no caso é o segurado, ou a quem este designar para receber os serviços, uma indenização em caso de sinistro, recebendo, para isso, antecipadamente.
Outra palavra bem como nesse meio é a apólice de seguro. É onde consta os riscos assumidos no contrato do seguro, seu início, execução e validade. Além disso, possui o limite da garantia e o prêmio devido pelo segurado no decorrer do processo, bem como quando aplicável, o nome do mesmo.
WhatsApp - (17) 3225-2725
Clique para chamar no WhatsApp